sexta-feira, 3 de julho de 2009

Goticos


Gótico era um termo utilizado pelos romanos para designarem tribos bárbaras. Na época renascentista, começou-se a chamar Gótico a um estilo de arquitectura utilizado na Idade Média, com um sentido prejorativo.
No século XVIII, o termo Gótico foi mais uma vez utilizado, mas desta vez para designar um género literário de horror, a Literatura Gótica, caracterizada pelo seu clima sombrio e soturno.
E foi com esta ideia de um visual sombrio que os jornalistas começaram a chamar góticas a algumas das bandas do final dos anos 70. As bandas apontadas pelos jornais como góticas tinham pouca ou nenhuma relação entre si quanto à sua música, o que tinham em comum é que, para além de terem surgido a partir do punk, as música tinham
uma grande introspecção e valorização dos próprios pensamentos, sentimentos e atitudes.

A Música Gótica surgiu no final dos anos 70/ início dos anos 80 vindo do punk. Os principais estilos musicas da subcultura são Post-Punk, Gothic Rock,Darkwave e Death Rock. As principais góticas desta alturam eram Bauhaus, Joy Division, The Cure, Siouxsie and the Banshees, The Cult, The Sisters of Mercy, The Mission, entre muitas outras.

O movimento muscal gótico recomeçou nos anos 90 com a banda Placebo. Há muitas mais bandas actuais, das quais não vou nomear nenhuma
.
Um facto óbvio, é que o Gótico mudou, evolui, quer musicalmente quer na estética. Assim acontece com a maior parte das Tribos Urbanas que se aguentam com o passar dos anos.
O estilo (roupinha mesmo) gótico é, também ele, muito complexo. No senso comum, criaram-se várias divisões, que serão abordadas num tópico posterior.